Verão começa nesta quarta com tendência de calor acima da média e chuvas irregulares para MS

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 21, 2022 as 07:57 | Voltar

O verão começa oficialmente às 17h48 (horário de MS) desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2023. A estação, caracterizada pelo aumento da temperatura e a sensação de dias mais longos, também é marcada por mudanças rápidas no tempo, com condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, ventos de intensidade moderada à forte e descargas elétricas.

O histórico de chuvas para Mato Grosso do Sul para os meses de janeiro, fevereiro e março é de acumulados entre 500 a 700 mm em grande parte do Estado. Nas regiões do Cone-sul (Iguatemi), Pantanal (Corumbá) e Sudoeste (Porto Murtinho) as chuvas variam entre 400 a 500 mm.

Prognóstico elaborado pela equipe técnica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) com base em dois modelos de previsão do clima - média de múltiplos modelos climáticos e Inme - indica chuvas irregulares para Mato Grosso do Sul no próximo trimestre. “As regiões sul, sudoeste e oeste devem ter precipitações abaixo ou bem abaixo da média climatológica para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal”.

Com relação às temperaturas a tendência é que o verão de 2022/2023 seja mais quente que o normal. O indicativo é de temperaturas 40-60% acima do normal para o período na maioria das regiões sul-mato-grossenses, com exceção da região leste e nordeste onde a tendência é de temperaturas levemente abaixo da média histórica devido a previsão de mais chuvas para essas regiões.

“Os dados apontam que as temperaturas médias estão entre 25-27,5°C na maior parte do estado. No sul do estado entre 22,5-25°C e no extremo oeste entre 27,5-30°C. O modelo de clima do INMET aponta que as temperaturas devem ser 1°C acima da média, principalmente na região central do MS”.

O Cemtec destaca ainda a atuação do fenômeno da La Niña, que atua há 3 anos seguidos. O modelo indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o trimestre. A condição de normalidade dos fenômenos ENOS aponta para chuvas mais regulares e dentro da faixa normal.

Dia ensolarado dá as boas vindas ao verão sul-mato-grossense

Nesta quarta-feira (21) a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica tempo firme em todas as áreas de Mato Grosso do Sul.  Sol e variação de nebulosidade são as condições predominantes, porém não é descartada a possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nas regiões norte e leste.

As temperaturas seguem em gradativa elevação no Estado, e a tendência é que nesta quarta os termômetros registrem máximas acima dos 35°C. Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante leste.

Em Campo Grande o dia será ensolarado e algumas nuvens aparecem no céu. As temperaturas podem variar entre 20°C a 32°C.

Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm

Publicado por: Joilson Francelino Santana

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.