Campo Grande (MS) – Na última semana (29.5) a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) aderiu ao Projeto Piloto do Programa MS de Integridade (PMSI), iniciativa de controle interno dos órgãos estaduais que tem como objetivo a excelência da gestão e foco na ética e na prática de boas condutas dos dirigentes e servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Na ocasião, os representantes das três entidades membros (Agesul, Iagro e Segov) assinaram o Termo de Adesão ao Programa na sede da Segov.
“Queremos conscientizar todos os ocupantes de cargos de chefia da importância de se criar mecanismos eficazes de controle da ética e transparência em nossa agência”, destacou o diretor presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos, Luis Roberto Martins de Araújo.
Na ocasião também foi iniciado o curso “Planejamento e Gestão do Programa de Integridade”, para os representantes do sistema de controle interno do Estado e demais servidores que participarão do projeto, além de profissionais da CGE (auditoria e ouvidoria). O treinamento foi ministrado pelo instrutor João Francisco Arcoverde Lopez.
Sobre o PMSI
O PMSI foi lançado em 7 de maio, durante a 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública, ocasião em que o Governador Reinaldo Azambuja assinou seu decreto de criação.
O programa prevê o uso do robô ARAUTO – Análise e Resultados Automatizados, que é um software de extração e análise de dados, usado para a validação dos lançamentos contábeis do Sistema de Planejamento e Finanças – SPF, por meio da aplicação de 15 regras de Integridade.
Jéssika Machado – Secretaria de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul (Seinfra MS).