Com foco no bem-estar e na saúde dos servidores do Governo do Estado, profissionais do programa Viva Saúde realizaram uma triagem abrangente em 162 servidores da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) nos dias 22 e 23 de julho. O objetivo foi avaliar as condições básicas de saúde dos colaboradores.
A ação, realizada em parceria com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Instituto de Ação e Cidadania (IAC), envolveu a orientação e a triagem clínica dos servidores (87 homens e 75 mulheres). Foram realizadas medidas antropométricas (peso, altura, circunferência abdominal, IMC), aferição da pressão arterial e glicemia capilar. Em casos que necessitavam de cuidados específicos, os servidores foram imediatamente instruídos a procurar profissionais adequados e receberam guias para exames como colesterol total, HDL, LDL, VLDL, glicemia de jejum e triglicerídeos.
Roseli Ortega, assistente social e organizadora da ação pelo segundo ano consecutivo, destacou a importância da iniciativa, dizendo que essa ação é fundamental para que os servidores possam manter boas práticas de saúde. “Essa iniciativa desperta em cada um a importância dos cuidados com a saúde e incentiva mudanças de hábitos, além de proporcionar praticidade, já que ocorre no ambiente de trabalho”, explicou.
Responsável pelo Recursos Humanos da secretaria, Celso Chastel Silva, viu sua saúde transformar depois de uma avaliação dessas. No dia em que fez o seu atendimento percebeu a necessidade de cuidar mais da sua saúde. “Mudei totalmente seus hábitos e eliminei 30 quilos nos últimos três anos. Faço questão de vir todo ano para ver como estou, e aprovo a iniciativa organizada pela nossa Assistente Social”, afirmou Celso.
Os servidores também receberam orientações sobre a prevenção de fatores de risco de doenças cardiovasculares e a importância do controle do peso, da prática de exercícios físicos regulares e de uma nutrição saudável.
A secretária-adjunta, Mirna Torres, realizou os procedimentos logo que chegou a secretaria
A adjunta da Seilog, Mirna Torres, fez questão de participar da ação, destacando a importância do cuidado com a saúde. “Cuido da minha saúde e pratico atividade física regularmente. Sempre que os profissionais do Viva Saúde vêm à secretaria, faço questão de participar. Isso é uma forma de incentivar nossos colaboradores a cuidarem da sua saúde também. Acredito que, ao dar o exemplo, mostramos que o bem-estar deve ser uma prioridade para todos nós. Nosso trabalho se torna mais produtivo e nosso ambiente mais harmonioso quando estamos saudáveis e motivados.”
O secretário Helio Peluffo fez questão de incentivar os servidores, afirmando que cuidar da saúde é essencial para o bem-estar de todos. “Essas ações mostram nosso compromisso com a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Vamos continuar promovendo iniciativas que incentivem a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho,” declarou Helio Peluffo.
Texto: Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Chico Ribeiro