Campo Grande (MS) – O novo modelo de fiscalização de obras da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) apresentado na manhã de hoje (10), no auditório da Agraer, terá como objetivo garantir qualidade para a infraestrutura do Estado. “A fiscalização tem que ser uma só e um dos objetivos dela é garantir a qualidade, que é a condição básica para qualquer obra, independente da magnitude que ela representa”, disse o diretor-presidente da Agência, Marcelo Miglioli.
O novo modelo prevê a criação de nove regionais de fiscalização e a integração das mesmas através de uma estrutura central que contará com um engenheiro responsável. “Teremos também uma equipe volante que realizará a fiscalização por amostragem. Com isso queremos reforçar a nossa atuação a campo e fazer com que os contratados tenham plena consciência de suas responsabilidades e compromissos com as obras”, explicou o diretor-presidente.
Entre as novidades do novo modelo de fiscalização também estão a construção de um laboratório de solo onde serão investidos cerca de R$ 700 mil e a formação de uma equipe de topografia. “Para chegar a esse método que estamos implantando tivemos que fazer várias modificações no órgão. Começamos com a contratação de 38 profissionais, realizamos capacitações, modificamos até mesmo a forma de contratação de projetos. Hoje trabalhamos com licitações separadas para elaboração e execução de obras. O que queremos é voltar a praticar a engenharia, esse é nosso pilar central e para isso além de fazer uma fiscalização forte, vamos trabalhar com prazos exequíveis e não, políticos”, finalizou Miglioli.
Após a apresentação os colaboradores da Agesul receberam certificados das capacitações e realizaram questionamentos sobre a nova metodologia.
Texto: Raquel Pereira
Fotos: Moisés Silva