Para promover a prática do bem-estar entre os servidores da Infraestrutura do Governo do Estado, a caravana do programa Viva Saúde desembarcou no prédio da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) e da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (27), para avaliar as condições básicas de saúde dos trabalhadores. Realizado por duas enfermeiras e um assistente, o atendimento também será oferecido na sexta (28).
A caravana é organizada pela Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Ela faz o controle de peso e altura e verifica a pressão arterial, glicemia capilar e o IMC (Índice de Massa Corporal). No momento da avaliação, se houver algum alerta sobre as condições de saúde do servidor, a equipe de saúde indica a necessidade de uma consulta médica.
“Esta é uma ação que visa o monitoramento do bem-estar do servidor, que pode se antecipar a algumas situações de saúde que possam surgir. É promoção da saúde, prevenção de doenças cardiovasculares e melhoria na qualidade de vida”, destacou a presidente do Comitê do MEG-Tr (Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União), Mayra Ribera, que organizou a passagem da caravana pela Seilog e pela Agesul.
Nas primeiras horas do atendimento, o secretário da Seilog, Hélio Peluffo, e o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon, passaram pela sala da Divisão de Apoio ao Servidor, onde são realizadas as consultas, para incentivar os trabalhadores. “É uma oportunidade de cuidado com a saúde. Os profissionais de saúde estão aqui para cuidar e orientar o servidor”, disse Peluffo. “Estamos conscientizando nossa equipe da importância desse cuidado com o bem-estar, que reflete na melhor prestação de serviço à sociedade”, completou Rondon.
A assistente administrativa e financeira da Agesul, Viviane Lima, de 20 anos, aprovou a ação. “Aferiram minha pressão, mediram minha glicemia e fizeram outros atendimentos. É muito bacana esse serviço porque na rotina do escritório, às vezes, esquecemos de cuidar da saúde”, contou. A assessora de gabinete da Seilog, Fabiana Cazati, 42, também abonou a ideia. “Com os afazeres do dia a dia, muitas vezes deixamos a saúde em segundo plano. Por isso, essa iniciativa é louvável. A Seilog e a Agesul estão cuidando da gente”, pontuou.
Bruno Chaves, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Chico Ribeiro